Sobre a APA

União, amor, respeito e superação.

Fundada oficialmente em 27 de março de 2010, a APA nasceu do desejo de um grupo de PCD’S em praticar atividades físicas.

No inicio, o intuito era a recreação, porem com a percepção de que através do esporte a pessoa com deficiência pode vencer as suas limitações, a APA passou a oferecer treinamentos profissionais de natação e atletismo. Com o tempo, iniciantes se tornaram atletas de alto rendimento, exigindo assim uma maior atenção e um treino focado na participação de campeonatos. Os ótimos resultados obtidos em competições de nível regional, estadual, nacional e até internacional, trouxeram visibilidade para a associação, que hoje é sem dúvida, a maior representante da classe PCD no município de Atibaia.

Nosso objetivo é promover socialização e superação. O esporte impulsiona o desenvolvimento cognitivo e intelectual, o espirito competitivo, equilíbrio, satisfação pessoal e o sentimento de realização. Voltar a sentir o gosto da vitória depois de encarar tantos desafios na vida, é combustível para os guerreiros (a) da APA que hoje formam um grupo de cerca de 80 PCD’S (Pessoas com deficiência) e PCDI’S (Pessoas com deficiência intelectual).

Em cumprimento ao estatuto, nossa diretoria é formada apenas por PCD’S que cooperam entre si, em um sentimento de união, amor e respeito, em uma busca diária pela superação.
Atualmente, a associação conta com um convênio firmado com a Prefeitura de Atibaia, que permite o pagamento de professores, a compra de uniformes e equipamentos de proteção
individual. A APA também conta com o apoio de voluntários e desde 2019 participa do Programa Municipal de apoio e promoção do esporte, que através de incentivo fiscal,
possibilita que empresas destinem até 6% do valor do imposto para o patrocínio de federações, associações, organizações e clubes esportivos.

Fundadores

Ivanildo Bigois de Paiva

Denilson Alves de Melo

Katia Mulato Camargo

Vitor Poltronieri

Lukas Farias de Oliveira

Lisandra Cristina Vellani

Edson Magalhães de Aquino

Janaina Cristiano Inoue

João Batista Ferreira Souza

SEM FINS LUCRATIVOS

Como participar? Primeiro entre em contato com a associação para verificar a disponibilidade de vagas e horários.

Em seguida preencha o formulário de inscrição e lembre-se que para participar das atividades da APA você deve apresentar seu atestado médico. Apresente toda a documentação para a diretoria e bons treinos! Juntos somos mais fortes!

O que nos Move:

q

Missão

Promover a socialização e superação para pessoas com deficiência física, visual e/ou intelectual, através do esporte.

Visão

Através da excelência do trabalho desenvolvido e do reconhecimento da sociedade, torna-se referencia e inspiração para a criação de novas associações em outros municípios.

Valores

Respeito pelo próximo e pela diversidade
Inclusão
União e cooperação
Ética
Transparência
Superação

Diretoria

Magalhães Aquino – Cadeirante

Magalhães Aquino – Cadeirante

Presidente

Bombeiro militar, teve sua carreira interrompida em 3 de fevereiro de 2007, por conta de um acidente. Ele estava de moto, a caminho do trabalho, quando um motorista embriagado invadiu a contra mão e o acertou de frente. Sofreu fraturas múltiplas, lesão na medula e ficou tetraplégico. Após 2 anos, desenvolveu  movimentos nas mãos e nos braços, hoje tem paralisia parcial nos braços e total nas pernas.

Magalhães é um dos fundadoares da APA. Desde o inicio faz parte da diretoria e hoje tem a missão de presidir a associação.

A natação se tornou esporte indispensável na sua vida e como paratleta já conquistou diversas medalhas em Jogos Regionais, Abertos e Circuito Paralímpico Brasileiro.
Com sua Handbike, doada por um empresário, conquistou a liberdade de locomoção, com ela vai aos treinos da APA de segunda a sexta feira e circula pela cidade para fazer suas atividades.

Mauricio Felício – Deficiente visual

Mauricio Felício – Deficiente visual

1º Secretário

Por conta de um acidente de trabalho, aos 24 anos de idade, desenvolveu uma doença
chamada retinose pigmentar e rapidamente foi perdendo a visão. Atualmente, tem quase uma cegueira e só enxerga vultos. Faz parte da APA desde 2010 e aprendeu a nadar tecnicamente aos 31 anos. Aos 37 despontou como uma revelação e por 3 anos seguidos foi o 2º melhor nadador do Brasil nos 100 m peito, categoria S12 e chegou a disputar a seletiva para as
paraolimpíadas de 2016.

Hoje é diretor da APA, desenvolve tarefas burocráticas, auxilia a presidência e tem a missão de atrair novos alunos e investimentos.
Apesar da deficiência visual, Mauricio também tem liberdade de locomoção e circula pela cidade entre prefeitura, bancos e comércios, sempre com a camiseta da APA, propagando a associação e lutando pela causa da acessibilidade.

Ivanildo Bigois de Paiva - Deficiente físico

Ivanildo Bigois de Paiva - Deficiente físico

1º Tesoureiro

Um dos fundadores da APA, Ivan, como é mais conhecido, tem uma atrofia na perna direita, que é 6 cm mais curta. A deficiência foi causada por uma injeção mal aplicada que atingiu o nervo ciático, quando ele tinha apenas 1 ano de vida. Em 6 anos de participações em maratonas aquáticas de aguas abertas, foi vice campeão em 3 oportunidades  (2005/2006/2007) e primeiro colocado nas outras 3 vezes (2008/2009 e 2010). Pela associação, nas modalidades de natação e atletismo, Ivan tem uma coleção de medalhas em Jogos Regionais e Circuito Paralímpico Brasileiro. Aposentado, ele divide o seu tempo entre treinos na APA, as atribuições do seu cargo na diretoria da associação e cuida da carreira do seu filho, Pedro Paulo Bigois, que é jogador de futebol.

Marlene Rafael Leite

2° Secretário

Janaina Cristiano Inue

2° Tesoureiro

Lisandra Cristina Vellani

Diretora Social

Conselho Fiscal

Rodolfo Rodrigues dos Santos

Presidente

João Batista Ferreira Souza

Secretário

Vitor Poltronieri

Suplente